sexta-feira, 18 de março de 2011

Assembleia Geral

Aconteceu!!! Isso mesmo, a Assembleia Geral da Comunidade realizou-se conforme previsto!
Compareceram 30 membros: jovens, crianças e adultos. O tema da meditação foi baseado no Tema do Ano da IECLB: Paz na Criação de Deus- Esperança e Compromisso. Glória a Deus e paz na terra. (Lucas 2.14). Ouvimos e cantamos musicas com mensagens que denunciam nosso pecado contra a natureza e o compromisso de preservá-la. Realizamos uma dinâmica, onde cada membro assumiu o compromisso de realizar uma Ação para preservar a Natureza. Cito alguns exemplos:
Um presbítero disse: "antes eu apenas derrubava, agora, vou plantar arvores"; outra presbítera falou: "cuidar do meio ambiente da muito trabalho e é cansativo - separo o lixo, entrego vidros para outras pessoas re-utilizarem"; outra membro disse: "reutilizo a água da maquina de lavar roupa para lavar a calçada- além de fazer bem para a natureza, faz bem para o bolso. A conta de água reduziu em 20%". Uma criança disse: "já plantei árvores e vou plantar mais duas".
Os relatórios foram preparados carinhosamente e apresentados para apreciação dos presentes.
O Senhor Nestor Breunig movido por grande alegria relatou da sua participação no Conselho Sinodal em Cacoal, RO.
O membro Erivaldo Barbosa, vice-tesoureiro, membro no Ponto de Pregação Alto Alegre testemunhou que o Ponto de Pregação está melhorando cada vez mais; expressou o desejo de caminhar junto com Boa Vista, já que somos uma Comunidade.
Falamos sobre o projeto da construção da nova casa pastoral. Graças a Deus o mesmo foi encaminhado; Foi aprovado pelo Sínodo da Amazônia e este o encaminhou para a OGA, que por sua vez, o encaminhará para a GAW. Esperamos receber o auxilio solicitado e contamos com a colaboração de cada membro no processo de angariar recursos na própria comunidade.
Entre outros assuntos, nos ocupamos com a Prática da Oferta. A orientação do Sínodo da Amazônia é que as Paróquias trabalhem com o valor de 5% sobre a renda (decisão em Assembleia Sinodal- em Ariquemes, RO- ano 2000). Em Boa Vista, a orientação atual era 10% sobre o Salário Mínimo. Mas, esse percentual pesa para aqueles que recebem apenas um salário. Pois aqueles que recebem mais de um salário, não contribuíam com 10% sobre o total da renda. Na pratica, concluímos que esse percentual é inviável para as famílias e que da forma como está não atende as necessidades financeiras para manter o bom funcionamento da Comunidade. Com isso, depois de refletir sobre o assunto em reuniões de Presbitério, a Pastora Luceny com o apoio do Presbitério lançou duas propostas: 1) Adotar os 5% estipulados pelo Sínodo; 2) Adotar a Prática de 3 a 5% sobre a renda. Foi feita a eleição e a segunda proposta foi eleita por unanimidade! Desta forma, será feito amplo processo de conscientização bíblico-teológica motivando para a oferta mensal, com alegria, movida pela fé e pela gratidão a Deus.
Agradecemos aos membros que compareceram. Que manifestaram a sua opinião. Pois a Assembléia é um espaço onde temos a liberdade de expressão e onde juntos tomamos decisões para a edificação da Comunidade!
"Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas". (Apocalipse 14. 7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário