terça-feira, 10 de maio de 2016

Fé de mãe para filhos! - Pregação Culto Dia das Mães

Hoje comemoramos o Dia das Mães.
Nem sempre é fácil comemorar o dia das Mães. Para alguns, esta data é uma data complicada, difícil de lembrar. Eu, por exemplo, estou novamente longe da minha mãe.
Mas tem filhos que já perderam sua mãe.
Outras talvez já tenham feito de tudo para ser mãe, e por algum motivo não conseguiram ou não puderam.
Outros talvez não tiveram a melhor mãe do mundo.
E há mães que talvez já perderam seu filho ou filha.
Algumas mães foram valentes, criando e educando seus filhos sozinhas, sem a presença do pai.
Eu quero hoje falar para todas as mães, independente da situação que você tenha passado. É sempre um desafio falar para mães, sendo que ainda não tive o privilégio de ter filhos.
Mães, vocês já pararam para pensar no grande impacto, na grande influência que vocês podem ter na vida dos filhos, através da vida que vocês levam? Esse impacto e essa influência pode ser tanto positiva quanto negativa.
A Bíblia nos traz alguns relatos de mães que causaram um impacto positivo na vida de seus filhos. Hoje queremos ver um desses relatos.
Acompanhe a leitura de II Timóteo 1.4-5.

Lóide e sua filha Eunice provavelmente chegaram a fé através das viagens missionárias de Paulo.
Eunice era casada com um homem grego, ou seja, bem provável que não era cristão, e provavelmente não dava importância a questões ligadas a fé.
Eunice e seu marido tiveram um filho, chamado Timóteo.
A Bíblia não fala muito sobre os maridos de Lóide e Eunice, mas provavelmente mãe e filha ficaram viúvas muito cedo. Assim, a criação de Timóteo ficou a cargo de sua avó Lóide e sua mãe Eunice, que também transmitiram a sua fé para ele.
Na verdade, a Bíblia não fala muito sobre essas mulheres. Mas Paulo as cita como exemplos, por terem educado Timóteo nos caminhos de Deus, e fizeram isso desde que ele era criança pequena.
Elas conheciam o Antigo Testamento, e davam grande importância para as escrituras. Através de Paulo, ficaram sabendo que o Messias prometido já tinha vindo para trazer a salvação.
Assim, elas passavam esses conhecimentos ao pequeno Timóteo, e aproveitavam cada oportunidade para ensinar o que sabiam ao menino. E não ensinavam apenas lendo as histórias bíblicas, mas de fato, viviam a palavra. Elas praticavam tudo o que aprendiam. Elas tinham um caráter moldado por Deus.
Elas de fato deram exemplos de como se vive a fé na prática, mesmo tendo dificuldades. Provavelmente elas enfrentaram diversas dificuldades tendo que criar Timóteo sozinhas. A época em que elas viveram foi o período de intensa perseguição aos cristãos. Além disso, não era nada fácil se sustentar sem a presença de um homem dentro de casa, que eram os provedores do lar. Mas mesmo assim, elas não desistiram de falar de Deus para ele. Não se deixaram abalar pelas dificuldades.
Todo esse trabalho, todo esse empenho da mãe e da avó, não foi em vão e deu um ótimo resultado. Timóteo cresceu, e provavelmente na sua adolescência optou por seguir a fé em Cristo. Paulo chamou-o para acompanhá-lo em suas viagens missionárias, e ele aceitou, tornando-se seu filho na fé.
Além disso, Timóteo era um grande exemplo de jovem. Era bem educado. Tratava as pessoas com bondade, com amor, e servia aos outros. Era reconhecido pelos vizinhos, e as pessoas falavam bem dele.
Quando Paulo estava no final de sua vida, escreveu cartas endereçadas à Timóteo – os livros de Timóteo - que estava pastoreando a Igreja de Éfeso. Nestas cartas Paulo fala do amor que sente por seu filho na fé, bem como da sua admiração que tinha por Lóide e Eunice, que viviam uma fé real, sincera, sem fingimento, que contagiou Timóteo.
E os frutos do trabalho não pararam por aí. Através do testemunho e da pregação de Timóteo, muitas outras pessoas foram tocadas e abraçaram a fé, passando a seguir os ensinamentos de Jesus Cristo.
Lóide e Eunice são sempre lembradas até nos dias de hoje, como exemplos de mães piedosas e cuidadosas acerca da instrução espiritual de seus filhos. Elas de fato são um grande modelo para todas as mães cristãs.
A maior influência que uma mãe pode exercer na vida de seu filho é viver e ensinar a palavra de Deus.
Tenho ouvido muitos pais falarem que vivemos em um mundo difícil, onde está cada vez mais complicado educar os filhos nos caminhos de Deus. E isso se deve ao fato de tantas influências vindas de fora. Há tantas opções contrárias à vontade de Deus, que chamam mais atenção, que atraem mais os filhos do que ir a igreja, por exemplo. Eu concordo que são tantas opções, tantas influências vindas de fora, tantos atrativos. Mas isso não deve ser desculpa para deixar de instruí-los nos caminhos de Deus.
Ninguém pode dar a garantia de que os filhos permanecerão nos caminhos de Deus quando adultos. Ninguém poderá obrigá-los a permanecer nos caminhos de Deus, muito menos a irem na igreja. A decisão de seguir no caminho cabe a cada filho. Eles tem o direito de decidir que caminho tomarão. Por isso, mães, pais, se você investiu em seu filho, instruiu-o nos caminhos de Deus, não se culpem se os filhos de vocês não querem mais saber dele.
Lóide e Eunice não sabiam se Timóteo iria permanecer na fé ou seguir por outro caminho. Mas mesmo assim elas não desistiram de instruí-lo.
Em provérbios 22.6 diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velha, não se desviará dele”.
Eu creio que quando os pais ensinam a criança a palavra de Deus, e de fato vivem e praticam essa palavra, dando bons exemplos, tudo isso ficará na memória. Por mais que os filhos decidam por outro caminho, os ensinamentos ficarão guardados na memória, e um dia poderão se lembrar deles e voltar para Deus.
Mães e pais, não deixem de confiar seus filhos a Deus! Não deixem de orar por eles, incansavelmente.
Deus procura mães e pais que se disponham a educar seus filhos nos caminhos de Deus, que se disponham a servir de exemplo, sendo irrepreensíveis. Pais e mães que não se cansem de orar pelos filhos, mesmo que eles já sejam adultos e tenham sua própria família.
Educar filhos não é tarefa fácil. Ensiná-los de acordo com a vontade de Deus é mais difícil ainda. Mas sejam persistentes, mesmo em meio as dificuldades, assim como Lóide e Eunice foram.







Nenhum comentário:

Postar um comentário