terça-feira, 17 de maio de 2016

O Consolador - Pregação Domingo de Pentecostes


Vocês já tiveram que se despedir de alguém a quem tanto amavam, sem saber quando se veriam novamente?
Se despedir de alguém não é fácil, tanto para quem parte, quanto para quem fica.
Eu já passei por despedidas inúmeras vezes em minha vida. Para mim, despedidas normalmente vem carregadas de emoção, de tristeza. Lembro de quando me despedi dos meus pais, irmãos e sobrinhos para vir para cá. Minha família é sentimental, e meu sobrinho, de cinco anos, acabou herdando isso também. Nós estávamos na casa dos meus pais, e no outro dia, a família da minha irmã estaria indo embora, e então, saberíamos que demoraríamos a nos encontrarmos novamente. Minha irmã me abraçou, e começou a chorar. Meu sobrinho viu sua mãe chorando, e ele sabia o motivo. Então ele começou a chorar junto. Eu peguei ele em meu colo (ele é grande e muito pesado), e fiquei com ele enquanto nós dois chorávamos sem parar. Lembro que ficamos assim um bom tempo.
Mesmo ele sendo criança, sabia que ficaríamos um tempinho sem nos ver.
Despedidas normalmente são dolorosas, e fica no ar a pergunta: quando nos veremos novamente?
Os discípulos de Jesus passaram por uma situação muito parecida. Tiveram que passar por um momento de despedida de Jesus, seu mestre e amigo.
Acompanhe em sua bíblia a leitura de João 14.15-27.

Jesus Cristo estava prestes a ser preso. Tanto ele quanto os discípulos sabiam disso, e sabiam que eles iriam se separar. A separação era inevitável, e ninguém tinha como fugir disso. Os discípulos estavam sofrendo, estavam com dor no coração, pois sabiam que não teriam mais a presença de Jesus constante em suas vidas. E com isso, o coração deles se encheu de incertezas. Eles não sabiam o que aconteceria no futuro. E estavam se sentindo abandonados. Começaram a se sentir órfãos.
Jesus sabia o que estava passando com seus discípulos. Sabia dos seus medos, das suas preocupações. Sabia que eles temiam que ficassem sozinhos e abandonados. Então, Jesus começa a falar, trazendo palavras de conforto e de consolo para seus amigos. E Jesus diz que eles não deveriam se preocupar, porque eles não ficariam sozinhos, não ficariam abandonados. E promete a eles que enviaria o Espírito Santo sobre eles.
Jesus sabia que iria ser preso, que morreria, que ressuscitaria, e após isso, subiria ao céu, e que a partir disso, os discípulos não poderiam mais desfrutar de sua presença física, como até então estavam acostumados.
Por isso, Ele promete enviar o Espírito Santo, que estaria com eles em todos os momentos.
E isso de fato aconteceu. A partir de Pentecostes, essa promessa se cumpriu.
E a partir de Pentecostes, todos aqueles que seguem Jesus Cristo e que o amam, recebem junto o Espírito Santo sobre suas vidas.
Jesus disse que o Espírito Santo seria o Auxiliador e Consolador, e que os traria a paz.
O Espírito Santo é o nosso consolador!
Você está precisando de ajuda? Está passando por alguma tribulação ou tempestade na sua vida? Precisa de auxílio? Está precisando de um consolo? Está se sentindo abandonado, desamparado, sozinho?
Muitas vezes nos sentimos sozinhos em nossa vida. Muitas vezes nos perguntamos: onde está Deus?
Em todas as situações de nossa vida, podemos ter a certeza de que não estamos sozinhos! Você não está sozinho! Você não está abandonado!
O Espírito Santo está com você, e quer te ajudar! Ele quer te auxiliar, quer te trazer o consolo!
O Espírito Santo é nosso Auxiliador!
Muitas vezes em nossa vida nos sentimos perdidos. Não sabemos por onde ir, que caminho tomar, que decisão tomar. Nesses momentos, podemos contar com a ajuda do Espírito Santo. Ele quer nos conduzir, nos mostrar o caminho, nos dar direção. Ele quer ser o nosso auxiliador e guia!
O Espírito Santo é também aquele que nos traz a paz.
Muitas vezes passamos por momentos difíceis. Nem sempre conseguimos viver em paz com as pessoas. O mundo vive em guerra. E em meio às lutas, em meio aos problemas e dificuldades da vida, nós ansiamos por paz. E parece que quanto mais precisamos de paz, mais longe estamos dela.
Contudo, o Espírito Santo nos traz paz! Essa paz que ele traz não é ausência de conflitos. Não é ausência de problemas. Não é ausência de dificuldades. Jesus Cristo disse que passaríamos por tribulações. O fato de estarmos com Jesus não significa que seremos isentos de problemas ou dor.
Porém, podemos encontrar a paz através do Espírito Santo! Isso significa que mesmo tendo que passar por provações, por perdas e dificuldades, mesmo que o mundo esteja caindo, desabando ao nosso redor, mesmo que estejamos no meio de conflitos, podemos encontrar a paz. Essa paz é a paz do coração, que nos acalma quando estamos aflitos, que nos traz alívio e consolo quando estamos desesperados. É quando conseguimos parar e respirar quando a vontade é de gritar ou brigar.
Você precisa dessa paz? Peça-a ao Espírito Santo! Peça sua ajuda, e confie nele! Jesus Cristo prometeu que seu Santo Espírito traria a paz! Por isso, podemos pedir essa paz e confiar nele, porque Ele é fiel para cumprir suas promessas!
Há porém uma observação: nem todas as pessoas poderão desfrutar desse auxílio, desse consolo e dessa paz que o Espírito Santo tem a oferecer. Jesus disse que somente aqueles que o amam, que o buscam, que procuram viver conforme a Sua vontade é que poderão desfrutar dos benefícios do Espírito Santo.
Se você ama a Deus, se você o segue, com todo coração, então pode desfrutar de todos esses cuidados do Espírito Santo!
Ele está com você, e quer te ajudar! Não importa a situação que você esteja passando, busque a Deus, peça a ajuda do Espírito Santo, e sinta esse consolo e essa paz que só Ele pode dar!













Nenhum comentário:

Postar um comentário