terça-feira, 9 de agosto de 2016

Pregação Culto 07/08: Morno, frio ou quente?

Todos nós tomamos água. Qual é a temperatura da água que você gosta para beber? Usamos água quente no café, no chimarrão. Para refrescar e para saciar a nossa sede, bebemos ela fria ou gelada. Mas vocês gostam de tomar água morna?
E sua vida de oração, sua vida de fé, sua vida com Deus, como está? Você diria que ela está morna, fria ou quente? Como será que Deus espera que nossa vida de fé esteja?

Vamos conferir em Apocalipse capítulo 3 versículos 14-22.

O livro de Apocalipse é uma revelação que Deus deu a João, que foi um dos discípulos de Jesus. Deus levou João a uma ilha chamada Patmos, e lá foi falando com ele, pedindo para que ele fosse escrevendo o que Deus ia dizendo. E Deus falou sobre o que aconteceria no futuro, como também o que estava acontecendo no presente. Na época, haviam 7 igrejas que ficavam na Ásia, e Deus pede para João escrever cartas para cada Igreja. A carta que lemos era para a igreja que ficava em Laodicéia.
Os membros da comunidade de Laodicéia já haviam sido fervorosos na fé, mas de alguma forma, acabaram se acomodando. Continuavam indo na igreja, cumprindo suas obrigações religiosas. Mas Jesus já não era mais o centro de suas vidas, não era mais a pessoa mais importante da vida deles. Eles acabaram se deixando levar pelos afazeres e compromissos da vida. Eram ocupados, com tanta coisa para fazer, que não tinham mais tanto tempo para Jesus. Para Jesus sobrava apenas um pedacinho de seus corações. Eles achavam que eram experientes na fé, que conheciam bem a Palavra de Deus.
Mas, Jesus conhecia o coração de cada um deles, e sabia o quanto estavam ficando longe. Sabia que não eram fervorosos, que Ele não era mais o mais importante para eles, portanto, não eram quentes na fé. Porém eles também não estavam distantes totalmente. Não viviam como se Deus não existisse, ou seja, não eram frios. Era como se eles estivessem em cima do muro, no meio-termo.
Por isso, Deus fala algo duro acerca deles. Diz que preferia que eles fossem quentes, ou então frios. Se fossem frios, poderiam perceber mais facilmente que precisavam de Deus. E diz então que eles estão mornos, e por isso, estava a ponto de vomitá-los da boca, ou seja, deixaria de olhar por eles. Que palavra dura essa! Palavra difícil de ouvir.

O que Deus queria era que eles tomassem uma decisão. Eles precisariam escolher andar com Deus ou abandoná-lo completamente. Isso porque não existe meio-termo, não se pode ficar no muro.
Com essa carta, Deus queria chamá-los de volta. Queria que eles se arrependessem dos seus pecados, que começassem a pensar diferente, a mudar de vida, tendo novamente um novo início com Jesus. Queria que eles voltassem a ser completamente dependentes dele.
Jesus havia se distanciado daqueles cristãos, mas não os havia abandonado. Ele continuava batendo na porta do coração de cada um, esperando que eles deixassem que ele entrasse novamente.
Essa carta dura foi escrita para a igreja de Laodicéia há mais de dois mil anos. Mas ela é uma carta que foi escrita também para nós, hoje.

Eu volto a fazer a pergunta que fiz antes: você se considera uma pessoa morna, fria ou quente na fé?
Muitas vezes nós somos como aqueles cristãos. Viemos a Igreja, mas muitas vezes fazemos isso apenas por tradição. Viemos porque fomos ensinados a isso, porque precisamos pertencer a uma igreja. Algumas vezes porque nossos avós e pais foram luteranos e por isso devemos continuar sendo também. Muitas vezes queremos o batismo, a confirmação... mas vivemos nossa vida fora da igreja com o coração longe de Deus. Ocupamo-nos com tantas coisas, com tantos afazeres, que no dia-a-dia, deixamos Deus de lado. Esquecemos de buscá-lo. Não oramos em casa. Não lemos a bíblia. Tomamos nossas decisões sem consultar a Deus antes, sem perguntar se ele nos abençoará, sem perguntar se de fato devemos tomar tal decisão, sem perguntar para ele se devemos ou não fazer mais uma dívida. E então, se algo dá errado, nós o culpamos porque ele não nos ajudou. Preferimos as coisas do mundo. Preferimos festas, bebidas, baladas ao invés de procurar comunhão com Deus.
E assim, vivemos como aqueles cristãos: mornos. E a palavra para eles foi dura, e serve para nós também.
Deus espera que nós tomemos uma decisão: de segui-lo completamente ou de deixá-lo completamente. Não podemos continuar mornos.
Ele está batendo pacientemente na porta do seu coração. Jesus é um homem extremamente educado, cavalheiro. Ele não entra se nós não deixarmos. Ele não vai invadindo a porta da nossa casa sem um convite para entrar. Ele não arromba, não entra sem permissão. Ele fica batendo, esperando um convite.
Se deixarmos ele entrar, ele promete ficar conosco sempre. Ele promete ficar para as refeições, promete permanecer na nossa casa todos os dias.
Mas para que ele fique, precisamos querer isso.
E ele ainda promete que se deixarmos que ele viva conosco a cada dia, deixando que ele nos ajude a tomar as decisões, deixando que ele mude nossa vida, nossa forma de pensar e agir, que poderemos então morar com ele para sempre, no céu. E isso é algo extremamente maravilhoso!
Jesus espera que você tome uma decisão. Ele espera que você decida ficar quente ou frio de uma vez. O que você quer ser?
Ouça Jesus batendo à porta do seu coração. Deixe ele entrar. Deixe ele transformar sua vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário