quinta-feira, 21 de julho de 2016

Consolo nos sofrimentos: II Coríntios 1.3-11


Algumas pessoas já me perguntaram: por que nós sofremos tanto? Por que Deus permite que seus seguidores sofram, enquanto que muitas pessoas que não querem saber de Deus parecem não sofrer tanto?
Você também já fez essas mesmas perguntas alguma vez?
Imagino que todos nós já fizemos perguntas parecidas alguma vez. Nem sempre encontramos resposta para essas perguntas. Porém, a Bíblia nos traz algumas respostas, e uma delas, podemos encontrar através do apóstolo Paulo.

Vamos abrir nossas Bíblias no livro de II Coríntios capítulo 1 versículos 3-11.

O apóstolo Paulo foi um grande proclamador do evangelho de Jesus Cristo. Fez diversas viagens missionárias, começou algumas comunidades. Ele vivia para a causa de Cristo.
Porém, apesar de viver para Cristo, Paulo não foi isento de sofrimentos. Foi preso, sofreu perseguições, e inclusive chegou a ter medo de morrer.
Mesmo assim, apesar de todo sofrimento pela causa de Cristo, Paulo dá graças a Deus por tudo aquilo que Deus fez em sua vida pessoal.
Ele agradece a Deus, mesmo que tenha passado por diversas aflições e lutas.
Mas, como Deus permitia que ele sofresse? Paulo não deveria mostrar a glória de ser um seguidor de Cristo? Não deveria ele, como proclamador do evangelho, ser isento de sofrimento? Por que ele não omite seu sofrimento para a igreja?
Paulo era transparente com as igrejas que ele fundava. Ele nunca escondeu delas seu sofrimento. Nunca omitiu a verdade. Ele sabia que o sofrimento fazia parte de quem se dispusesse a seguir a Jesus, pois se até mesmo Jesus não foi poupado de sofrimento, porque seus seguidores seriam?
Porém, mesmo sofrendo tanto, o apóstolo nunca se fez de coitadinho. E em meio aos perigos, ele agradece a Deus!

Nem sempre é fácil agradecermos a Deus quando estamos sofrendo. Ou vocês conseguem agradecer a Deus sempre enquanto estão sofrendo?
Temos a tendência de ficar nos lamentando, questionando a Deus porque ele permite que soframos, e muitas vezes não conseguimos encontrar motivos para agradecer a Deus.
Paulo, contudo, agradece porque consegue experimentar o consolo que vem da parte de Deus!

Ele experimentou como Deus se empenhou por ele e o socorreu. Experimentou o que é ser carregado no meio de tanta dor. Encontrou ânimo e disposição para continuar realizando a missão através de toda pressão. Recebeu a misericórdia de Deus, que o amparou com um amor paternal. Ele sabia que Deus não era um Deus severo e cruel, mas que era consolador.
Paulo sofreu muito simplesmente pelo fato de proclamar a Cristo. Não sofria devido a erros que ele cometia.
Mesmo que sejamos cristãos, também sobre nós sobrevém todo tipo de sofrimento. Deus não poupa ninguém de sofrer. O sofrimento vem para todos. Porém Deus é capaz de transformar todo sofrimento em testemunho. Ele é capaz de trazer alívio, consolo e paz.
Deus permite nosso sofrimento, mas está sempre pronto para nos trazer seu consolo.
Somente aqueles que foram consolados, saberão melhor como consolar os outros.

Quando alguém próximo a nós está com alguma dificuldade, muitas vezes vamos descarregando muitas palavras fáceis, na tentativa de dar algum consolo. Porém muitas vezes essas palavras são inúteis, vãs, vazias, e algumas vezes acabam irritando mais do que ajudando.
Parece que sempre temos fórmulas e frases prontas que muitas vezes não fazem o menor sentido.
Às vezes dizemos para os outros que entendemos o que estão passando, quando na verdade nunca passamos pela mesma coisa. Eu não posso dizer para alguém que perdeu um pai que eu sei como essa pessoa se sente, pois não perdi ninguém ainda. Agora, quem já perdeu algum ente querido e foi consolado por Deus, saberá como ajudar outros que se encontram nessa mesma situação.

Receber consolo de Deus significa receber forças para enfrentar toda situação, encorajamento e esperança quando ao redor só há desesperança. Encontrar ajuda nas nossas dificuldades. Quando conseguimos ver a luz ao final do túnel.
Deus também nos traz consolo através de pessoas que nos oferecem um ombro amigo para chorar, um abraço caloroso, uma mão amiga, um ouvido atento para nos ouvir.
Como Paulo, nós muitas vezes passamos por momentos difíceis demais, duros demais. Algumas vezes também tememos pela nossa vida e pela vida de quem amamos. Nesses momentos muitas vezes percebemos que não somos capazes de enfrentar tudo sozinhos.

É bom quando nos damos conta de que não conseguimos enfrentar sozinhos, pois nesses momentos podemos depositar nossa confiança em Deus, e não em nós mesmos.
Quando a vida é fácil, sem nenhum problema, muitas vezes temos a tendência de acharmos que somos fortes, que somos capazes de enfrentar tudo sozinhos e de que não precisamos de Deus.
Deus permite que soframos para percebermos que precisamos de sua ajuda, de seu consolo. Que sozinhos não somos nada.

Muitas vezes nos encontramos em situações tão difíceis, tão complicadas, que falamos que estamos no fundo do poço. Quando estamos no fundo do poço, a única solução que temos é olhar para cima, pois não há outro lugar para se olhar. E é justamente de cima que virá a ajuda que precisamos. O sofrimento pode nos levar para mais perto de Deus.
Quando todas as saídas humanas se fecham, quando não enxergamos mais nenhuma possibilidade, Deus é capaz de operar milagres a maravilhas, apesar de tudo!

Que possamos sempre encontrar em Deus consolo para nossos sofrimentos! E que possamos estar atentos para levar consolo aqueles que sofrem, e que talvez estejam passando pelas mesmas coisas que uma vez já passamos, nos colocando ao seu lado para ajudar.
E quando recebermos o consolo de Deus, não esqueçamos de agradecer a Deus pela ajuda, de louvá-lo por tudo aquilo que ele fez por nós!



Nenhum comentário:

Postar um comentário