terça-feira, 5 de abril de 2016

Até onde você vai pela causa de Cristo?

Você já recebeu alguma herança?
Algumas pessoas recebem heranças de seus familiares. Heranças podem trazer alegria, mas a alegria pode passar, pois heranças podem ser facilmente perdidas, roubadas. Na Bíblia, encontramos a promessa de uma herança que nada nem ninguém poderão tirar de nossas mãos. O livro de I Pedro 1.3-9 nos fala um pouco acerca dessa herança.
Muitos relatos encontramos na bíblia. Quem está com sua bíblia, abra em I Pedro 1.3-9.
Após a morte e ressurreição de Jesus, muitas comunidades foram se formando, pois os discípulos se espalharam, levando a notícia adiante. Porém muita gente foi contra e não aceitou a mensagem que eles tinham para transmitir.
Muitos seguidores de Cristo estavam sofrendo, enfrentando abusos e sendo perseguidos por crerem, obedecerem e seguirem os ensinamentos que Jesus havia deixado. A perseguição se espalhava pelo mundo. Onde quer que as pessoas se reunissem em nome de Jesus, acabavam sendo perseguidas.
Pedro, um dos doze discípulos de Jesus, também foi perseguido. Foi espancado e preso, e era ameaçado diversas vezes. Viu alguns de seus companheiros de fé morrer por não negarem a Cristo. Viu a Igreja se dispersar por causa dos sofrimentos. Quando digo Igreja me refiro aos membros, porque na época não haviam templos como estamos acostumados hoje. As pessoas se reuniam nas suas casas.
Pedro sabia o quanto diversas igrejas da província romana estavam sofrendo, e por isso, escreveu uma carta, para trazer consolo e esperança, alertando para que continuassem firmes em Cristo, até o fim, mesmo que isso custasse suas vidas. Nessas igrejas havia pessoas que estavam sendo rejeitadas por suas famílias, sendo expulsas de suas próprias casas. Outras estavam sendo espancadas, abusadas fisicamente. Algumas estavam sendo torturadas até a morte.
E elas estavam sofrendo todas essas coisas não porque estivessem fazendo algo errado, por estarem roubando ou matando. Mas estavam sofrendo unicamente por decidirem seguir a Cristo, por escolherem não adorar outros deuses, por não se curvarem diante de ídolos e estátuas, por não se curvarem diante do imperador romano, que exigia que as pessoas o chamassem de Senhor. Os cristãos acreditavam que Jesus Cristo era o único Senhor de suas vidas, por isso, não se ajoelhavam diante de outros deuses.
Essas pessoas estavam experimentando todo tipo de sofrimento, e devido a toda dor e angústia que estavam passando, estavam sendo tentadas a abandonarem sua fé, porque de fato viam e sofriam crueldades.
Pedro então escreve para trazer conforto para esses cristãos, e faz isso primeiramente agradecendo a Deus pela salvação! Jesus Cristo já havia morrido e ressuscitado, e com isso, todos já tinham a promessa de viverem eternamente com Cristo, no céu! Que esta seria a recompensa pelo sofrimento que eles estavam passando, seria a herança que receberiam. E essa herança jamais poderia ser roubada, perdida, destruída ou arrancada, porque está guardada com o próprio Deus. Essa promessa deveria trazer esperança para eles!
As provações daqueles cristãos serviriam para fortalecer-lhes na fé, para que eles pudessem continuar se apegando e confiando em Deus, mesmo que naquele momento eles não conseguissem ver que Deus estava com eles, ou que eles estivessem achando que Deus havia se esquecido deles.
E Pedro diz que eles podem se alegrar, apesar da tristeza que estavam sentindo, porque esses sofrimentos seriam passageiros, e porque eles estavam fazendo a vontade de Deus!
Você conseguiria se alegrar sendo perseguido, espancado e torturado por causa de Cristo?
Nós muitas vezes não fazemos ideia do que aqueles cristãos passaram, pois isso não faz parte da nossa realidade. Vivemos em um país livre, em um estado laico, onde cada um pode professar livremente a sua fé, não importando a religião.
Hoje temos a liberdade de expressarmos nossa fé. Podemos falar tranquilamente para as pessoas que somos luteranos protestantes. Mas a nossa própria igreja surgiu através de perseguições. As pessoas que iam aderindo às idéias de Martim Lutero e dos reformadores foram sendo perseguidas. Algumas perderam todos seus bens materiais, outras foram torturadas, algumas foram executadas de forma cruel.
No mundo, ainda hoje, muitas pessoas sofrem por não negarem a Cristo. Mulheres são estupradas, dadas em casamento a homens mais velhos, na tentativa de fazer com que elas neguem Jesus. Casas e igrejas são incendiadas. Pessoas são queimadas, outras enterradas vivas por não abandonarem sua fé, por continuarem dizendo que Jesus é seu único Senhor.
No Brasil, estamos distantes dessa realidade. Mas muitos são perseguidos em seus trabalhos, por seus patrões ou colegas de trabalho. São ridicularizados, sofrem deboche, são motivos de piadas por irem à igreja, por andarem com a bíblia debaixo do braço, por se recusarem a freqüentar lugares que todo mundo freqüenta. “Ah, lá vem aquele crente novamente!”
Você já foi perseguido ou ridicularizado por ser cristão? Ou as pessoas com as quais você convive sequer sabem que você frequenta a igreja?
As pessoas de seu convívio percebem que você é diferente, que você tem princípios diferentes? Muitas vezes os cristãos não fazem diferença nenhuma no lugar onde estão. Fazem o que todo mundo faz. Traem seu cônjuge, são corruptos, oportunistas, mentirosos, fofoqueiros... E na verdade, acabam envergonhando Cristo com suas atitudes.
 A perseguição só acontece quando os cristãos deixam ser transformados por Cristo. Quando não abrem mão de Jesus por nada, quando decidem não se curvar aos ídolos e deuses deste mundo, quando dizem não para as coisas do mundo.
Pedro disse que os cristãos poderiam se alegrar, na certeza de que eles estavam fazendo a coisa certa! E lembrou-lhes que o céu estava sendo preparado para eles!
A Bíblia diz que Deus está preparando um lugar para todas as pessoas que se dispõe a segui-lo, que deixam com que Jesus transforme suas vidas, que acreditam que Ele morreu e ressuscitou, e que decidem permanecer com Cristo até o fim, mesmo que isso venha a custar suas próprias vidas.
Neste lugar que Deus está preparando não haverá dor, tristeza, choro, morte nem sofrimento algum. Será algo tão maravilhoso, que temos dificuldade de imaginar ou compreender, por isso muita gente duvida que isso seja verdade.
Mas o céu é promessa de Deus, e Ele é fiel e cumprirá toda promessa que prometeu! É por causa do cuidado de Deus e de suas promessas que muita gente se dispõe a perder sua vida terrena, pois eles tem a certeza de que ganharão a vida eterna!
Neste mundo passaremos por provações, tribulações, perseguições e sofrimentos. Mas com Cristo, podemos nos alegrar mesmo em meio aos problemas, pois podemos encontrar o consolo e recebemos a promessa de uma herança que ninguém poderá nos tirar!
Que possamos permanecer firmes em Cristo, mesmo que isso venha a custar nossa própria vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário