terça-feira, 30 de agosto de 2016

Deus dá força aos que estão cansados - Pregação sobre Isaías 40.26-31

Você alguma vez já se sentiu cansado? Normalmente nos sentimos cansados depois de um dia puxado de trabalho ou então depois de uma longa caminhada ou atividade física intensa, não é mesmo?
Mas, quase sempre, esse cansaço desaparece depois de uma boa noite de sono.
Mas você alguma vez já sentiu um cansaço que vem de dentro, lá do íntimo? Um cansaço que continua mesmo tendo uma boa noite de sono, ou então que tira o sono? Alguma vez você já disse “eu não aguento mais”?, ou, não tenho mais forças para viver?
Se sentir cansado, desanimado, sem forças para continuar é comum a muitas pessoas. Imagino que cada um de nós se sentiu assim em algum momento de sua vida.
Esse cansaço vem sobre nós muitas vezes, e nos tira as forças e nossos ânimos, muitas vezes nos tirando a vontade de viver.
É comum que, quando nos sentimos assim, achamos que Deus se esqueceu de nós, e que ele não se importa conosco, ou achamos que temos que resolver tudo sozinhos.
Será que Deus se importa com o nosso cansaço?

Quem está com a sua bíblia, confira em Isaías capítulo 40, versículos 26 ao 31.

Esse texto foi escrito pelo profeta Isaías, para um povo que estava cansado e triste. Parte do povo de Jerusalém havia sido levado pelo rei Nabucodonosor para a Babilônia, sendo obrigados a viverem nessa nova terra, muitas vezes sendo escravos desse povo. Eles estavam longe da sua cidade, longe das suas terras. Os costumes do povo da Babilônia eram muito diferentes, inclusive adoravam outros deuses e ídolos.
E no meio dessa situação, o povo de Jerusalém começou a achar que Deus os havia abandonado, que havia se esquecido deles. Eles estavam sendo maltratados e eram muitas vezes castigados pelos babilônicos. E no meio desse sofrimento, não conseguiam enxergar o agir de Deus. Eles estavam tristes, sem esperança, cansados dessa situação toda.
E então, Isaías diz a eles para esperarem e confiarem em Deus, que Deus os tiraria dessa situação, que os livraria das mãos dos babilônicos, que os faria retornar para as suas terras.

Esse povo vivia com medo. Por todo lado que olhavam viam homens que poderiam causar-lhe algum mal. E eles se acostumaram a olhar para suas dificuldades, seus problemas, e muitas vezes viviam com o olhar para baixo, cabisbaixos. Ficavam sempre esperando qual seria o próximo problema, qual seria a próxima maldade que sofreriam.
E, através de Isaías, Deus diz a eles: não olhem para os lados. Parem de olhar para baixo. Tirem os olhos dos seus problemas! Levantem a cabeça, e olhem para cima!
Deus não pede que eles esqueçam o cansaço. Deus não ignora o cansaço deles, não diz que esse cansaço é irreal ou mentira. Deus não diz que eles não deveriam se sentir desse jeito.
Mas ele diz para eles: eu me importo com vocês. Eu vejo o sofrimento de vocês, e sei pelo que vocês estão passando. Eu criei todas as estrelas, e conheço cada uma delas. Assim como eu conheço cada estrela, conheço vocês também. Eu nunca me canso, por isso, não me cansarei de vocês!
Que grande consolo! E essa mensagem de consolo, dita há tanto tempo atrás, é para nós também, hoje.
Você se sente cansado, esgotado? Qual é o motivo do seu cansaço? O que tem tirado tuas forças? O que tem te deixado com vontade de desistir de tudo? O que tem feito você olhar para baixo, andando cabisbaixo? O que tem feito você perder o sono?
Muitas pessoas dizem que o cansaço vem com a idade. Mas os jovens também se cansam.
Por vezes o nosso cansaço vem devido a dificuldade que temos em nos relacionar com o nosso marido ou esposa, ou então problemas que surgem com filhos, irmãos. Às vezes uma simples briga, uma simples discussão com quem amamos, tira de nós todas nossas energias, imagina quando essas discussões persistem. Outras vezes o cansaço vem por não termos tempo o suficiente para fazermos o que precisamos. A correria é grande, sempre temos que fazer mais e mais. E parece que o tempo é curto. Por vezes é o tempo que temos de sobra, e não sabemos o que fazer com esse tempo livre. Outras vezes é o desemprego que faz com que percamos o sono. A crise, a falta de pagamento, e as contas que só aumentam. É tanta dificuldade, tanta luta que passamos todos os dias, que muitas vezes acabamos cansando por dentro, e vamos sentindo nossas forças indo embora. Cansamos mentalmente, emocionalmente. Todas essas coisas fazem com que nosso tanque vai esvaziando. Um carro não anda sem combustível. Quando essas coisas tomam conta de nós, vamos perdendo nosso combustível.
E muitas vezes, quando estamos assim cansados, agimos como o povo que estava no cativeiro na Babilônia. Olhamos apenas para nossos próprios problemas. Ficamos focados neles, só esperando qual será o próximo desafio, qual será o próximo balde de água fria que iremos receber.
E então achamos que Deus nos abandonou, que Ele se esqueceu de nós, que Ele não se importa conosco.
Mas Deus se importa conosco, e sabe do nosso cansaço. Ele quer que paremos de olhar para os problemas, e que olhemos para cima. É justamente de cima, do alto, que receberemos ajuda.
Nós precisamos aprender a perceber todas as coisas que fazem com que nos sintamos cansados por dentro, e procurar fazer coisas que irão nos animar, nos trazer alegria, para mudarmos o foco.
Por exemplo, quais são as coisas que te dão prazer e alegria? Fazer as pazes com quem brigamos, perdoar, pedir perdão. Às vezes o que precisamos é falar com alguém que irá nos ouvir, que irá orar conosco, que irá nos dar bons conselhos. Outras vezes precisamos sair para caminhar, ver pessoas diferentes, liberar energia. Sair um final de semana com a família, conhecer novos lugares, visitar alguém que não vemos há algum tempo. Ler a Bíblia, tirar tempo para orar e estar a sós com Deus, ouvir músicas de louvores a Deus. Todas essas coisas ajudam a encher nosso tanque, nos dão novas energias, vão aliviando nosso cansaço.
Se hoje você se sente cansado, levante os olhos! Olhe para cima! O mesmo Deus que criou todas as estrelas e que conhece cada uma delas, conhece você também. Ele sabe de tudo que está no seu coração. Ele conhece os motivos que te deixam cansado, e Ele quer te ajudar a aliviar esse fardo. Ele não se cansou de você, e jamais desistirá de você!
Confie em Deus, espere nele, e não permitas mais que o cansaço roube de você a alegria, a paz, a força e a esperança.
Deus, que não se cansa, tem uma fonte inesgotável de poder, de força, de consolo! Precisamos apenas aprender a deixar todas as coisas nas mãos dele, para nele descansar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário