sábado, 23 de março de 2013

Primeiros Cultos em Boa Vista

“Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.” Cl 3:15

O versículo acima foi o versículo de saudação dos primeiros cultos na Paróquia Evangélica de confissão Luterana no Brasil em Boa Vista. Ele nos lembra de algo que é importantíssimo na vida pessoal, familiar e comunitária, que é a paz. Não qualquer paz conquistada por roupas brancas e votos de "não a guerra", mas uma paz conquistada por Cristo na cruz, que têm como base o amor. Esta paz deve ser o juiz em nossos corações. A palavra "juiz" é a palavra que se aplicava ao árbitro de um jogo que com sua decisão restabelece a ordem em caso de disputa. Se a paz de Jesus Cristo for o árbitro no coração de cada homem então, quando entrarem em conflito, a decisão de Cristo nos levará pelo caminho do amor e a Igreja continuará sendo um só corpo, tal como deve sê-lo. O caminho é deixar que Jesus Cristo seja o árbitro das emoções que estão em conflito. Se aceitarmos suas decisões não agiremos mal, e melhor ainda, seremos agradecidos por fazer parte do corpo de Cristo, que é a igreja.
Meus irmãos, as expectativas e sentimentos de uma calorosa acolhida foram as melhores possíveis e em muito superadas. Começo destacando o acolhimento que tivemos no primeiro culto da paróquia em Boa Vista no dia 03 de março. Um culto especial, onde juntos louvamos, adoramos e aprendemos mais de Deus, e ainda, ao final saboreamos uma gostosa e apetitosa feijoada (não comia uma feijoada assim faz tempo). Com o anseio de conhecer mais a paróquia, sua realidade e expectativas quanto ao "novo pastor", no dia 09 de março tivemos a primeira reunião do presbitério no centro comunitário de Alto Alegre, que por sinal um centro muito bonito e apresentável. Numa reunião descontraída foi nos apresentado a realidade da paróquia com suas potencialidades e necessidades, e tomadas algumas decisões de cunho administrativo. Na noite do mesmo dia, aconteceu o primeiro culto na comunidade de Alto Alegre e fomos acolhidos pelos membros da mesma com muita alegria e simpatia, com votos de amizades marcantes e promessas até de futuras pescarias.
Em muito me alegrou também as visitas e cultos nos pontos de pregação de Confiança e Monte Cristo, que numa simplicidade singela e marcante nos acolheram e nos deram a oportunidade de adentrar em suas casas, tomar uma "erva" (chimarrão) e papear gostosamente. Creio que um sentimento muito parecido com a igreja primitiva, a primeira comunidade de discípulos que se reuniam de casa em casa com alegria e sinceridade de coração (At 2.46). Como disse anteriormente, as expectativas e sentimentos de uma calorosa acolhida foram em muito superadas e em boa parte por esse clima de comunhão.
O desafio que faço a cada membro desta paróquia é continuar e preservar esta comunhão, primeiramente a comunhão com o único salvador Jesus Cristo (sola Christus) e, em segundo, a comunhão na igreja, o corpo de Cristo, fazendo das palavras do belo hino abaixo uma oração a ser aprendida:

Somos corpo
E assim bem ajustado
Totalmente ligados, unidos,
Vivendo em amor.

Uma família
Sem qualquer falsidade,
Vivendo a verdade,
Expressando a glória do Senhor.

Uma família vivendo o compromisso
Do grande amor de Cristo

Eu preciso de ti
Querido irmão
Precioso és para mim
Querido irmão.

Musica: Corpo e família - Aline Barros
Missionário Dione Schlemper
 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário