quarta-feira, 9 de novembro de 2011

31 de Outubro de 2011: 494 anos da reforma


 No dia 31 de outubro os cristãos Evangélicos Luteranos comemoram a Reforma da Santa Igreja Cristã, desencadeada por Martim Lutero! Neste ano, completam-se 494 anos da reforma!
Aprendi com o meu professor, pastor, cura d´almas (Albérico Baeske) que:
"Nós, os evangélicos luteranos e as evangélicas luteranas, não cremos em Martim Lutero, mas em Jesus Cristo. Não fomos batizados e batizadas em nome de Martim Lutero, mas em nome de Deus Pai, Filho e do Espírito Santo. Dificilmente alguém disse isto, tantas vezes e com tanta clareza, como o próprio Lutero: "Em primeiro lugar, peço omitir o meu nome e não se chamar de luterano, mas cristão. Que é Lutero? A doutrina não é minha. Tampouco fui crucificado em favor de alguém. Sim, Lutero queria que nos chamássemos cristãos.
Durante quase 35 anos, Martim Lutero viveu na cidade alemã de Witennberg. Lá pregou com certa regularidade na igreja do Castelo, onde também foi sepultado, ao falecer em 13 de fevereiro de 1546. No pedestal do altar deste templo existe um quadro célebre.
Do lado direito, vemos Lutero, pregando a Palavra, apontando para o Cristo crucificado; do lado direito, a comunidade, olhando para o Cristo crucificado. E no centro, Cristo crucificado, que morreu por nós para a remissão dos nossos pecados, vida e Salvação.
Este quadro nos mostra quem foi Martim Lutero: alguém que sempre aponta para Jesus Cristo, que ensina que somos salvos, por graça, mediante a fé em Jesus Cristo!
Como objetivo de promover a Cristo, pregar a Cristo, Lutero dedicou-se incansavelmente na tradução da Bíblia do grego para o alemão. Assim, a Bíblia, o Livro da Vida, que antes era restrito apenas aos ditos especialistas, conhecedores dos idiomas grego e hebraico, chegou às mãos do povo simples em sua linguagem.
Além da tradução da Bíblia, Lutero também compôs hinos para que o povo pudesse cantar nos cultos.
Assim, no Espírito de gratidão a Deus, em Boa Vista, Roraima, os cristãos Luteranos (IELB e IECLB) reuniram-se mais uma vez em Culto para louvar a Deus através dos hinos, meditar nas sagradas Escrituras. Nas palavras de Lutero: nos reunimos para orar, louvar e agradecer a Deus. Assim, pois, cantamos:
"Cristãos, alegres jubilai, felizes exultando;
Com fé e com fervor cantai, a Deus glorificando.
O que por nós fez o Senhor, por seu divino excelso amor, custou-lhe a própria vida. " (Lutero)

Um comentário: